Capital

Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul apresenta concerto de natal nesta sexta-feira

por Redação | qua, 13/12/2023 - 16:18

Nesta próxima sexta-feira, 15/12, às 19.30h, na Paróquia São José (R. Pedro Celestino, 1446), a SETESCC e a FCMS oferecem à população campograndense um belíssimo concerto de natal com obras clássicas e tradicionais.  O programa fica a cargo da Camerata Madeiras Dedilhadas e o coro do PCIU – Projeto Coral Infantojuvenil da UFMS, sob a regência de Marcelo Fernandes e Ana Lúcia Gaborim, com solos de Angelica Jado e Eliseba Manhães. A entrada é gratuita! 

O projeto Catedral Erudita é uma realização da SETESC, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em parceria com a UFMS, que oferece música clássica em Igrejas de nosso estado, tendo recentemente alcançado enorme sucesso nos festivais de Bonito e América do Sul. Neste natal, a Camerata Madeiras Dedilhadas e a Orquestra Prelúdio realizarão oito concertos em igrejas de diferentes regiões da capital, tendo o concerto do próximo dia 15 como evento de abertura dessa temporada natalina.  

O repertório nesse concerto inclui canções tradicionais do repertório natalino, como Gloria a Deus nas Alturas, Noite Feliz, Surgem Anjos Proclamando, além de um repertório especialíssimo com as mais conhecidas obras clássicas do período natalino – como o coro “Aleluia” de Haendel, Coro “Jesus, Alegria dos Homens” de Bach e “Laudate Dominum”, de Mozart. Nesse campo da música clássica, é notável a presença da produção colonial dos mestres  mineiros como Emerico Lobo de Mesquita (1746 – 1805) e cariocas, como Padre José Maurício Nunes Garcia (1867 – 1830), dos quais serão apresentadas obras especialmente compostas para o período natalino. 

A Camerata Madeiras Dedilhadas constitui conjunto musical inovador que combina o timbre de um grupo de violões ao timbre dos instrumentos de sopro/madeiras, como o clarinete, o fagote, o oboé e a flauta. Seus integrantes são, em sua maioria, egressos e formandos do Curso de Música da UFMS, que têm se destacado artisticamente e que individualmente têm carreira como solistas. O projeto de repertório da Camerata também é diferenciado, pois abarca obras do Barroco e Classicismo – cujos maiores expoentes são Bach, Haendel e Mozart –, além de música clássica brasileira – escrita por mestres como Carlos Gomes e Villa-Lobos – e a música regional de nosso Estado. O Grupo tem se apresentado nos principais Teatros de Nosso estado, além de ter realizado turnês de concertos em Minas Gerais e São Paulo, com destaque para o anfiteatro do IEB – USP, Auditório nobre da UFABC, Teatro do Colégio Santa Cruz em São Paulo, Sesc Tiradentes (MG), Lira Pradense (MG) e Teatro Glauce Rocha. O Grupo tem recebido solistas de especial importância no Cenário musical nacional, como David Castelo (Flauta Barroca), Heitor Lotti (violino) e Raul Menezes (Flauta Transversal).  

 

O PCIU – Projeto Coral Infantojuvenil da UFMS – é uma proposta de educação musical pelo canto coral. O grupo iniciou suas atividades em julho de 2013, a partir da pesquisa de doutorado da regente/coordenadora Ana Lúcia Gaborim e atualmente há dois grupos de crianças e adolescentes em funcionamento: um para iniciantes, com aulas on-line (PCIU New) e outro para os coralistas mais experientes (PCIU Alfa). Em 2014, o coro foi convidado para integrar o CD Crianceiras II, do compositor Márcio de Camillo. Em 2016 e 2022, participou dos Paineis FUNARTE de Canto Coral. O grupo já realizou diversas apresentações em espaços culturais de Campo Grande, sendo convidado para cantar com Almir Sater, Guilherme Rondon, entre outros compositores regionais. Além de Campo Grande, o grupo também se apresentou em Dourados – na série Prelúdios – e em Bonito, a convite do FETRAN; em 2019, participou do Festival Internacional de Coros de Maringá (PR). Durante a pandemia, participou de diversos festivais de coros virtuais, promovidos por universidades e instituições nos estados do Amazonas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro. Participou ainda do Coro Virtual do CIMUCI (Congresso Internacional de Musica Coral Infantojuvenil) com coros de vários estados do Brasil e também da Argentina. Os projetos de pesquisa sobre o PCIU já foram apresentados em diversos congressos no Brasil e também em Portugal – nas universidades de Minho e Aveiro – e no Chile, com o Grupo de Pesquisa em Educação Musical da UNESP. Integra as gravações das músicas do e-book “Dia de Festa” da compositora Thelma Chan, juntamente com outros coros infantojuvenis brasileiros. A participação do PCIU constitui a contrapartida da UFMS dentro do projeto. 

 

 

 

Todos os direitos reservados a Agencia MS Notícias 2023 - Design por Argo Soluções