Brasil

Pensando em melhorar a saúde pública Deputado Geraldo Resende pede pela inclusão de vacina

por Redação | seg, 11/12/2023 - 10:01

 

O Deputado Federal, Geraldo Resende(PSDB) teve uma iniciativa determinante para a saúde pública brasileira, a proposta é a inclusão da vacina contra a dengue no Programa Nacional de Imunizações (PNI). 

O Deputado Federal e Médico Geraldo Resende apresentou uma importante Indicação ao Poder Executivo, sugerindo à Ministra da Saúde, Nísia Trindade, a inclusão da vacina contra a dengue no Programa Nacional de Imunizações (PNI). A iniciativa visa garantir o acesso amplo e igualitário à imunização contra uma doença que afeta milhões de brasileiros. 

A luta contra a Dengue tem sido um dos focos da saúde pública brasileira, campanhas de imunização, cuidados para que o mosquito não prolifere entre outras tantas medidas. Tudo para que essa doença não assole mais o povo brasileiro, mas nem com todas essas medidas a doença tem uma trégua.  

A vacina Qdenga, avaliada positivamente pela agência sanitária europeia (EMA) no programa “EU Medicines for all”, já teve sua comercialização aprovada na União Europeia. O registro na Anvisa e a solicitação de incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS) foram realizados pela Takeda Pharma, produtora do imunizante. No entanto, devido a questões burocráticas, a incorporação definitiva ao PNI pode enfrentar demoras. 

Além do apoio do Deputado, o renomado Médico Infectologista e Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Dr. Julio Croda, acrescenta sua voz à causa. Ele destaca a importância de seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) na estratégia de incorporação da vacina, indicando que seja oferecida aos adolescentes de 11 a 12 anos. 

“É importante que o Ministério da Saúde siga a recomendação da OMS, disponibilizando essa vacina para toda a população brasileira. A faixa etária de 11 a 12 anos, conforme indicado, permitirá iniciar a incorporação da vacina de maneira estratégica”, afirma o Dr. Júlio Croda. 

Enquanto a vacina já está disponível na rede privada, a população sem condições financeiras para arcar com os custos fica desprotegida. O Deputado Geraldo Resende destaca a importância de sua Indicação, visando democratizar o acesso às vacinas e prevenir uma doença que, somente em 2023, ultrapassou 1,6 milhões de casos e causou mais de 1 mil mortes no Brasil. 

Como defensor da vacina, o Deputado Geraldo Resende afirma: “Enquanto secretário de saúde, fui defensor da prevenção e do cuidado com a saúde da população. Acredito que a inclusão dessa vacina na PNI pode salvar vidas de milhares de brasileiros. Precisamos garantir que a proteção esteja ao alcance de todos, independentemente de sua condição econômica.” 

A dengue é transmitida pela picada de um mosquito infectado com um dos quatro sorotipos do vírus da dengue. É uma doença febril que afeta bebês, crianças e adultos. A infecção pode ser assintomática ou pode apresentar sintomas que variam de febre baixa a febre alta incapacitante, com forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações e erupções cutâneas. A doença pode progredir para dengue grave, caracterizada por choque, falta de ar, sangramento intenso e/ou complicações graves nos órgãos. 

Todos os direitos reservados a Agencia MS Notícias 2023 - Design por Argo Soluções